Nunca se discutiu tanto sobre LinkedIn, uma rede social que tem crescido e mostrado seu potencial de gerar conexões, parcerias e empregos quando bem utilizada.
Atualmente os comportamentos nas redes sociais chama a atenção, inclusive no LinkedIn. Aliás, ele possui a versão gratuita e versão premium. É preciso ter cuidado com o que se posta, comenta, entender o propósito de estar ali e a imagem que deseja formar profissionalmente.
Aprenda dicas campeãs para usar o LinkedIn da melhor maneira possível: captando clientes e construindo sua rede de contatos. Expanda sua rede e aprenda com profissionais sensacionais.
-
Use com o propósito de uma rede profissional
Lembrando que não se trata de Facebook, Instagram e muito menos Tinder! Muitas pessoas não percebem que com alguns vícios de comportamento perdem inúmeras oportunidades sensacionais para a própria carreira.
Qualquer mensagem e interação deve ser feita com um único intuito: o profissional. Nada de flertes, posts ofensivos, xingamentos e muito menos autopromoção excessiva.
-
Seja receptivo: envie sempre mensagem de Boas-vindas
Alguém aceitou seu pedido de conexão? Você aceitou o pedido de conexão? Vá ao perfil da pessoa, dê uma olhada nas referências e mande uma mensagem de Boas-vindas simpática e profissional. A dica é elogiar o trabalho que a pessoa desenvolve, se colocar à disposição para troca de conhecimentos e desejar muito sucesso. É uma maneira não invasiva e personalizada de dizer “ei, eu estou aqui, pode contar comigo”. As portas tendem a se abrir com esse tipo de atitude, pois as pessoas respondem geralmente agradecidas pela gentileza.
-
Faça sua rede de networking baseada na sua demanda
Seja esperto na hora de construir a sua rede: não é adicionando pessoas aleatórias que você obterá algum resultado. Trace o seu objetivo e procure profissionais com o perfil dos seus potenciais clientes e comece por ali.
Se seu trabalho é regional, faça a busca de profissionais na sua cidade. Se seu trabalho é remoto, foque nos cargos que podem se beneficiar com seus serviços.
Segmentando seus contatos você aumenta consideravelmente a chance de crescer profissional e pessoalmente. Pois terá assuntos em comum e troca de experiências profissionais que nenhuma outra rede social oferece.
-
Interaja: comente, mostre interesse em posts relevantes
Seja relevante! Comente em posts do seu interesse, sempre agregando, mostrando conhecimento ou interesse, indicando outros profissionais… essas atitudes simples deixam seu nome em evidência, aumenta suas chances de ser procurado e você faz, dessa maneira, a sua presença online.
Lembrando que ofensas, xingamentos e afins não são nem um pouco bem vistos em uma rede profissional. Se uma publicação ferveu seu sangue, lembre-se sempre que o ego de profissionais é um assunto delicado e ninguém muda o outro. Há publicações que não merecem o desgaste e a atenção. Siga com foco no que agrega!
-
Faça e solicite recomendações
Os depoimentos do Orkut em uma versão profissional são as recomendações do LinkedIn.
Vá ao perfil de profissionais com os quais trabalhou e descreva como o profissional é, seus pontos fortes e como foi prazeroso aprender e se relacionar com eles. Solicite recomendações de volta, elas serão feitas com a mesma atenção que você escreveu sobre a outra pessoa.
-
Não tenha medo de mostrar seus conhecimentos
Vai comentar em um post? Comente, tenha segurança do que sabe e se mostre disponível para ajudar e também aprender!
Lembre-se da linha tênue do “eu sei” para tons arrogantes. Todo cuidado é pouco ao se expressar em uma rede profissional.
-
Use a rede para agregar, não brigar
Postagens pessoais demais, indiretas, análises desnecessárias e posts direcionados para conflitos não são uma boa estratégia para quem quer crescer profissionalmente e ser reconhecido pelo trabalho.
Um bom usuário do LinkedIn sabe a hora de se posicionar com comentários que agregam e sem levar para o lado pessoal. É fácil? Sabemos que não. Por isso é preciso bom senso, usar o mantra “LinkedIn não é Facebook” e praticar todos os dias o hábito de postar conteúdo de valor que não gere provocações.
Fonte: Pa’lante Produtora Digital referência em Marketing Digital em Belo Horizonte.
Foto da Capa: Unsplash