As pesquisas são necessárias para um bom trabalho acadêmico, para o seu trabalho no dia-a-dia e, também, para aprimoramento pessoal. O que muitas pessoas ainda não entendem é que não basta ter a informação, é preciso não copiar uma pesquisa, artigo ou trabalho já feito. Essas cópias são conhecidas como plágio, que hoje é considerado um crime.

É possível realizar uma boa pesquisa e driblar o plágio. Para sanar suas dúvidas, leia essas dicas e ótima pesquisa.

Absorva conteúdo de qualidade antes de começar

A pesquisa precisa ser feita em vários canais, livros, artigos… é super recomendado ler pontos de vistas diferentes sobre um mesmo assunto e ter conteúdo para saber transcrever da melhor forma tudo que aprendeu e quer passar adiante.

Procure as melhores referências da área, procure também as novidades, as novas opiniões e vertentes sobre o assunto… pesquise todas as fontes possíveis para então começar a estruturar sua pesquisa.

Tome nota das referências

Vai inserir uma referência no texto? Não se esqueça de maneira alguma de tomar nota, pois a informação veio de algum lugar ou de alguém, certo? Faça isso constantemente e se tornará um hábito e você não arrisca fazer feio ou dar a entender que uma ideia ou afirmação é sua quando a mesma pertence a outra pessoa. Cuidado nunca é demais.

Cite sempre as fontes das afirmações

Para dar credibilidade ao seu trabalho, nada melhor que ter embasamento confirmando as afirmações contidas. É preciso respaldo até mesmo para comprovar que a pesquisa foi feita e não há conteúdo “para preencher espaço com embromação”. Nesse caso, lembre: nome, sobrenome do autor, ano e número da página são indispensáveis nessas fontes.

Referências Bibliográficas

Já parou para pensar que uma pessoa com bastante conhecimento é rica em referências? Então procure usar não uma, nem duas, nem três, mas o máximo de referências possíveis para obter mais conhecimento e visões acerca do assunto em voga. Procure referências não apenas online. Mas em livros, artigos, teses, cases… agregue todo valor possível para uma pesquisa de valor que terá o melhor resultado possível.

Confira as ferramentas que detectam plágio

Parece óbvio, mas a primeira e mais fácil ferramenta para conferir se há plágio é o Google! Para conferir, copie a frase ou parágrafo “suspeito” e cole no campo de pesquisa.

Muito conhecido, o Plagiarism-detect.com. Analisa websites, textos e documentos, sendo bem intuitivo o uso.

Outra opção é o Plagium.com. Basta colar o texto no campo de pesquisa e clicar em Busca Rápida. Ele analisa textos com no máximo 25 mil caracteres na sua versão gratuita.

A melhor maneira de obter sucesso na sua pesquisa é da forma tradicional: aprendendo, estudando e se dedicando. Procure fazer sempre da melhor maneira possível e confira cada detalhe, não deixe detalhes passarem despercebidos e não se esqueça: citar fontes, autores, citações e conferir se há algum trecho idêntico a outras pesquisas.

Boa sorte e conte aqui suas dicas para uma pesquisa incrível e sem plágio.


Fonte:
 Pa’lante Produtora Digital referência em Marketing Digital em Belo Horizonte.

Foto da Capa: Unsplash

Leia também: Mercado de trabalho: diferencie-se dos outros candidatos